Método 3.0 prioriza planejamento para garantir bons resultados no tratamento de varizes

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que, além de representarem um impacto estético, podem causar dor e inchaço nas pernas. Mais comuns entre as mulheres, mas também presente na população masculina, elas requerem um tratamento planejado. Com o objetivo de proporcionar resultado prolongado, a Clínica IVA – Inteligência Vascular Avançada oferece o Método 3.0, que é baseado em planejamento, execução e manutenção.

“O método consiste em estadiar o tratamento em etapas para que se alcance um resultado mais satisfatório, com menos sessões e alinhado às expectativas do paciente, tendo como principal diferencial o planejamento. Quando o paciente recebe o planejamento, consegue ter uma visão geral do tratamento e conseguimos alinhar as expectativas, atendendo as demandas diferentes de cada um. É um método mais transparente, já que o paciente sabe quais resultados serão alcançados em cada uma das etapas”, explica a angiologista e cirurgiã vascular Ayana Vieira, membro da equipe IVA.

Como explica a especialista, todo o processo de tratamento das varizes é divido em três etapas. Inicialmente, é realizada uma avaliação clínica, que inclui exames físicos, de imagem e avaliação das queixas e expectativas do paciente, para desenvolvimento de um plano de tratamento. Este primeiro momento também inclui o início do tratamento – com uma combinação de técnicas que variam individualmente, de acordo com a necessidade – para redução das varizes maiores.

A segunda etapa consiste em avaliar os resultados e também o nível de satisfação que foi alcançado. A partir dessa avaliação, pode-se ajustar as estratégias de tratamento, a fim de se iniciar o planejamento e execução de um refinamento estético.

Manutenção é a chave do tratamento

Por fim, na terceira etapa, todas as atenções se voltam à manutenção dos resultados obtidos. De acordo com Ayana Vieira, a doença venosa deve ser entendida pelo que ela é, uma doença crônica. Portanto, não é possível que o paciente seja totalmente curado, mas é essencial que o tratamento seja realizado para evitar complicações futuras mais graves. O resultado é a melhora e até desaparecimento dos sintomas das varizes e, ainda, um grande “plus”, que é o ganho estético. “Uma doença crônica acompanha o paciente para o resto da vida, então precisamos fazer o tratamento e controle. Assim como pessoas que têm pressão alta ou diabetes precisam acompanhar e fazer o ajuste do tratamento, quem tem varizes também precisa fazer essa manutenção. É necessário acompanhar em consultório, fazer exames de rotina, manter uma vida saudável, entre outras medidas, para manter o resultado por mais tempo. Eventualmente, pode ser necessário também algum retoque, com tempo que depende da individualidade de cada um”, orienta a profissional.

COMPARTILHE