TROMBOFLEBITE SUPERFICIAL

A formação de um coágulo nas veias superficiais, normalmente dos membros inferiores, causa uma reação inflamatória local que se denomina tromboflebite ou trombose venosa superficial. Esta condição afeta mais frequentemente a veia safena magna ou a safena menor, mas pode se desenvolver em qualquer veia superficial.

A amplitude dessa trombose é variável, podendo, em casos mais graves, estender-se ao sistema venoso profundo (SVP). Pode também evoluir para quadro de embolia pulmonar.

A tromboflebite superficial ocorre mais frequentemente em veias varicosas, pois estas podem apresentar alterações morfológicas na sua parede que predispõem à estase e, consequentemente, ao desenvolvimento do processo trombótico.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da TVS estão a obesidade, cirurgias recentes, gravidez, repouso prolongado, doenças do coração e tratamento hormonal. Além disso, a tromboflebite superficial recorrente pode indicar a presença de uma enfermidade neoplásica.

TRATAMENTO

Através do doppler é possível detectar a extensão da trombose e o funcionamento da circulação venosa em geral.

O tratamento da TVS tem como objetivos principais aliviar sintomas de dor, evitar a extensão do trombo, prevenir complicações e tratar a insuficiência venosa superficial.