OBSTRUÇÃO ARTERIAL DOS MEMBROS

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica é uma condição que ocorre em virtude do estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades como braços e pernas, sendo mais comum o acometimento nos membros inferiores do que nos superiores.

A causa mais comum desta doença é a Aterosclerose, fenômeno de progressão lenta em que ocorre o acúmulo de placas de ateroma (gordura, proteínas, cálcio e células da inflamação) na parede dos vasos sanguíneos, causando estreitamentos e obstruções, e dificultando a progressão do sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos dos membros como músculos, nervos, ossos e pele. Além disso, a idade avançada, diabetes e o tabagismo são os seus principais fatores de risco.

A doença pode estar presente de forma assintomática, o que acaba dificultando o diagnóstico precoce. Porém muitos pacientes experimentam dor, incômodo, cãibra, dormência ou sensação de fadiga muscular, que ocorrem durante exercício, sendo aliviados com o repouso.

O diagnóstico compreende um exame físico geral e detalhado, e exames complementares, como doppler, índice tornozelo-braço, ultrassonografia e angiografia podem ser necessários, especialmente para o planejamento cirúrgico.

O tratamento para a doença arterial periférica tem como objetivo controlar os sintomas e evitar a progressão da aterosclerose, reduzindo o risco de complicações mais graves como o ataque cardíaco. Normalmente compreende um tratamento medicamentoso e orientações quanto mudanças no estilo de vida.

Os casos mais graves exigem intervenção cirúrgica aberta ou por técnica Endovascular (tipo cateterismo), que permite restaurar o fluxo sanguíneo de forma rápida e eficiente.