TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Trombose venosa profunda, também conhecida como flebite ou tromboflebite profunda, é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas, que bloqueiam parcial ou totalmente o retorno da circulação para o coração no segmento afetado. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Sinais como dor, sensibilidade, inchaço e vermelhidão nas pernas podem indicar a presença de trombose. Porém, na maioria das vezes, a condição se desenvolve de forma assintomática. A TVP pode ser de extrema gravidade na fase aguda, causando embolias pulmonares, quando fragmentações dos coágulos migram até os pulmões, entupindo as artérias pulmonares, configurando em uma situação de emergência, muitas vezes fatal.

As principais causas da trombose venosa profunda estão associadas à imobilidade prolongada, cirurgias, lesões nos vasos, desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue e histórico familiar. Obesidade, tabagismo e uso de hormônios também destacam-se como fatores de risco para a doença.

O diagnóstico clínico é estabelecido com base nos sintomas e fatores de risco, e confirmado por exames de laboratório e de imagem, como a ressonância magnética, a flebografia e o ecodoppler colorido. Muitos processos trombóticos ainda em estágios iniciais podem ser detectados em exames simples realizados dentro do consultório. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento da trombose, com maiores chances de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas.

É importante que cada pessoa conheça o histórico vascular de sua família, além de cuidar dos fatores de risco, buscando uma dieta saudável, evitando o tabagismo, restringindo o consumo de bebidas alcoólicas e mantendo uma rotina de exercícios físicos.

Os tratamentos da trombose venosa profunda visam evitar a formação de coágulos ou, se eles já se instalaram, promover sua reabsorção pelo organismo. O cirurgião vascular, com base em exames e análise individual do paciente, irá determinar a terapêutica mais adequada para cada caso.