SÍNDROME DE NUTCRAKER

A síndrome de quebra-nozes pode acometer pessoas de todas as idades e se caracteriza por um grupo de manifestações clínicas que ocorrem por conta da compressão da veia renal esquerda, mais comumente entre a artéria mesentérica superior e a aorta, causando uma compressão extrínseca que gera estenose funcional da mesma. Essa congestão e hipertensão da veia renal se traduz em dor lombar, hematúria (sangramento urinário) e proteinúria (proteína na urina, urina espumosa). Além disso, outra consequência possível é o aparecimento de varizes pélvicas nas mulheres e varicocele nos homens.

TRATAMENTO

A síndrome de Nutcracker nem sempre é facilmente diagnosticada. Sua confirmação é feita por exames de imagem. A tomografia ou ressonância podem demonstrar as alterações anatômicas, e o ultrassom com doppler auxilia a medir o gradiente de pressão venosa.

A maioria dos pacientes podem ser tratados clinicamente, pois em muitos casos há remissão espontânea. De acordo com a gravidade dos sintomas e as características de cada paciente, especialmente idade, pode-se incluir o tratamento cirúrgico, com cirurgia aberta ou endovascular. Atualmente, abordagens menos invasivas vêm obtendo excelentes resultados e ganhando cada vez mais espaço.